Cursos IDH

Curso Avançado de Gestão de Conflitos

PORQUE FAZER UM CURSO DE GESTÃO DE CONFLITOS?

Em todo o mundo, neste momento, estão ocorrendo profundas mudanças nas questões relativas à resolução de conflitos, com a substituição do modo conflitual pelo modo consensual. São mudanças qualitativas que permitem sair do modelo do “ganha-perde” para um novo modelo, onde o “ganha-ganha” surge com um maior leque de possibilidades de solução. Neste modelo se incluem a negociação, a conciliação, a mediação e a arbitragem.

Negociar é inevitável. Onde houver duas ou mais pessoas em uma atividade conjunta, haverá negociação, pois toda atividade humana se baseia em contratos explícitos ou implícitos que envolvem expectativas recíprocas de colaboração e solidariedade.

Se todo mundo está sempre negociando com todo mundo, infelizmente isso não quer dizer que todos saibam negociar em todas as circunstâncias. Muitas vezes, deixam-se envolver por emoções que impedem de atingir objetivos aparentemente fáceis.

Um bom negociador não nasce pronto. Um negociador bem sucedido pode ter desenvolvido intuitivamente suas habilidades e, diante de sua atuação elegante e fluida, aparentemente tão fácil e espontânea, pode-se pensar que ele tem um “dom” com o qual se nasce ou não se nasce e que não há o que fazer a respeito.

Ora, sabe-se que em todas as áreas do fazer humano, sempre se pode crescer e fazer ainda melhor aquilo que já se faz bem. E o que não se sabe, sempre se pode aprender.

Neste caso específico, um bom treinamento pode transformar um negociador medíocre em um especialista. Para tanto, há que aprender os passos do processo de negociação como um jogo, onde se trabalha com a inteligência, reduzindo a incerteza e a ambigüidade e onde se desenvolvem as habilidades comunicacionais de receber e enviar mensagens com precisão e operatividade.

Quando acontece das partes envolvidas em um conflito esgotarem a negociação direta, sem chegar ao entendimento, necessitam de um terceiro como facilitador. Ocorre então a Mediação, onde por meio de uma série de procedimentos próprios, o Mediador identifica os interesses das partes, constrói em conjunto e ajuda a criar alternativas que levem à solução. Assim como o Negociador, o Mediador pode desenvolver suas habilidades através de uma preparação específica. Os Cursos de Negociação e de Mediação desenvolvem a visão sistêmica dos conflitos, a ampliação da percepção, as habilidades da boa comunicação e o reconhecimento das próprias emoções e das outras pessoas envolvidas.

APRESENTAÇÃO DO CURSO

Este curso apresenta novos conceitos no entendimento dos conflitos e, através de uma abordagem teórico/vivencial, onde os conhecimentos são desenvolvidos a partir de experiências práticas, propõe-se a desenvolver competências relacionais na solução dos mesmos.

O programa é multidisciplinar, apresentando processos de negociação e de mediação em diferentes cenários, propiciando estudos sobre o indivíduo e o grupo. Com isso oferece ao participante a possibilidade de desenvolver vários olhares sobre a solução dos conflitos e escolher suas melhores estratégias para obter os resultados desejados.

OBJETIVOS

  • Capacitar o aluno a tornar-se um SOLUCIONADOR DE PROBLEMAS.
  • Estimular a troca de experiências de todos os integrantes do grupo para integrá-las com o conjunto dos aportes teóricos oferecidos.

PÚBLICO-ALVO

Todas as pessoas que lidam com conflitos no cotidiano pessoal ou profissional - Advogados, administradores, psicólogos, assistentes sociais, professores, diretores, gerentes, homens e mulheres de negócios, contadores, consultores e executivos de empresas, profissionais de compras e vendas e negociadores em geral, cujas atividades tenham um conteúdo de interdependência interna e externa com: Clientes, Parceiros e Fornecedores.

METODOLOGIA

Exposição dialogada, estudos de casos, negociações simuladas, filmagem, e exercícios.

CARGA HORÁRIA

120 horas, em 3 módulos de 40 horas.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Módulo I

  • Fundamentos filosóficos e sociológicos
  • O processo da negociação integrativa
  • Negociação sob pressão

Módulo II

  • Teoria do conflito
  • A Comunicação
  • O Relacionamento
  • Comunicação não violenta

Módulo III

  • Facilitação
  • Mediação – Metodologia de Harvard
  • Solução dos conflitos em diferentes contextos – empresas, escolas, comunidades, instituições, com crianças e adolescentes, famílias.
  • Estudos de casos.
PROFESSORES
  • Augusto Mamede F. de Lima
    Tenente Coronel da Brigada Militar. Especializado em gerenciamento de crises e negociação para operações especiais. Fundador do GATE (grupo de ações táticas especiais da BM - 1989). Desenvolveu atividades operacionais em Unidades de Policiamento Ostensivo, exerceu as funções de Sub Diretor do Presídio Central de Porto Alegre, Chefe do EM do Comando Ambiental da BM, (2010). Comandante do 11º Batalhão de Policia Militar, (2011 e 2012) Diretor Adjunto do Departamento de Inteligência da Secretaria de Segurança do Estado do Rio Grande do Sul, e Assessor Superior da Secretaria de Segurança Pública (2012-2013). Palestrante convidado na Unisinos.

  • Marta Echenique
    Psicóloga e Filósofa, com atividade em clínica privada, diagnóstico e consultoria empresarial, “work-shops” e cursos de desenvolvimento e capacitação profissional. Psicodramatista, docente e supervisora da Federação Brasileira de Psicodrama; Trainer Internacional em Programação Neurolinguística pela Society of Neuro Linguistic Programing, Co-autora dos livros “Poder e Amor - A micro-política das relações” e "Laços Amorosos". Participante do Seminário Internacional “New Negotiation Strategies” com o Prof. Roger Fisher, coordenador do Projeto de Negociação da Law School - Harvard University - USA. Professora em cursos de Negociação e Mediação em universidades, empresas e sindicatos, integrando a Equipe Interdisciplinar de Mediação e Negociação Avançada. Presidente da Federação Brasileira de Psicodrama no biênio 2003/04. Diretora da Associação Brasileira de Psicoterapia no biênio 2005/06.

  • Regina Maria Coelho Michelon
    Advogada. Graduada em Administração de Empresas. Mestre em Administração – UFRGS. Especializada em Negociação e Mediação. Coordenadora do Programa de Formação de Negociadores – Unisinos durante 15 anos. Professora convidada na FGV/RJ e Unisinos. Autora de artigos publicados sobre os temas de sua especialidade. Consultora na área da negociação e mediação de conflitos.

  • Ricardo Cesar Correa Pires Dornelles
    Especialista em Mediação. Presidente da Comissão Especial de Mediação e Práticas Restaurativas da OAB/RS. Membro do Núcleo de Estudos sobre Mediação da AJURIS. Membro do Núcleo de Estudos sobre Justiça Restaurativa da AJURIS. Pós-graduado em Gestão Empresarial pela UFRGS, em Direito Empresarial pela PUC/RS e em Educação Biocêntrica pela UNISC. Capacitador nos projetos de Justiça Restaurativa na Comunidade pelo Ministério Público/RS e nos projetos de Justiça Comunitária pelo Ministério da Justiça. Palestrante em seminários nacionais e internacionais sobre Mediação e Justiça Restaurativa e consultor em projetos de mediação.

  • Silvana Becker
    Psicóloga e Artista Plástica, com atividade em clínica privada, diagnóstico e consultoria empresarial. Psicodramatista e docente da Federação Brasileira de Psicodrama; Practioner em Programação Neurolinguística. Mediadora de conflitos na área familiar e empresarial.
AGENDA

O curso terá duração de 120 horas, com aulas às quintas-feiras, das 19 às 22h.
Início: 20 de abril de 2017.

CERTIFICAÇÃO

Serão conferidos certificados aos alunos com frequência mínima de 75%.

INSCRIÇÕES

INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO HUMANO
Rua Rafael Saadi, 142
Bairro Menino Deus
Porto Alegre RS (51) 3332 8525

topo da página